INTRABUCAL

PERIAPICAL

Abrange o dente em toda a sua extensão: coroa, raiz e os tecidos de sustentação. Essa é a radiografia mais usada em odontologia, prática comum nos consultórios odontológicos. Ela é dividida em regiões específicas da boca, com imagens detalhadas dos incisivos centrais, caninos, incisivos laterais, molares e pré molares. 

Esta técnica é utilizada para mostrar com a maior quantidade de detalhes possível os elementos dentais e os tecidos ósseos adjacentes.

OCLUSAL

Técnica radiográfica que examina grandes áreas da maxila e da mandíbula, e é indicada para detectar fraturas, patologias, corpos estranhos ou anomalias intrabucais. Fornece imagens no plano axial (súpero-inferior). 

Esta técnica geralmente é indicada como um exame complementar, pois o filme utilizado é maior do que o convencional, e devido a diferença de tamanho, há uma área de exame em maiores proporções, comparada à técnica Periapical. 

INTERPROXIMAL

Também conhecida como “Bite-Wing”, esta técnica visualiza as coroas dos dentes molares e pré molares (superiores e inferiores) no mesmo filme, com precisão para o diagnóstico de lesões de cárie, cristas marginais, pontos de contato e presença de tártaro.

MÉTODO DE LOCALIZAÇÃO

Técnicas radiográficas Periapicais que tem como função dar a noção tridimensional das estruturas pesquisadas, facilitando a localização das mesmas, como dentes inclusos, dentes supranumerários, lesões e fraturas. Os mais usados são o método de Clark, método de Miller-Winter, modificação de Donovan e Radiografias conjugadas.

EXTRABUCAL

RADIOGRAFIA CARPAL

É realizada uma radiografia da mão e punho para determinar o estágio de crescimento do paciente através da idade óssea. Com esse exame pode-se avaliar a relação entre sua atual fase de crescimento e o pico de crescimento da puberdade, fornecendo informações sobre a previsão cronológica de crescimento máximo. 

Muito usada para tratamentos onde é necessário aproveitar o crescimento esquelético e idade biológica do paciente para um resultado mais efetivo.

​RADIOGRAFIA ATM

Trata-se de uma radiografia da articulação da mandíbula. A ATM (articulação têmporo-mandibular) é a articulação da mandíbula com o crânio e, nesta radiografia, é possível observar os componentes ósseos envolvidos. 

Este exame é realizado de três jeitos: com a boca aberta, fechada e em repouso. Esta radiografia pode ser um fator decisivo na hora de apresentar o diagnóstico final do paciente. 

​RADIOGRAFIA PANORÂMICA

Radiografia em 180 graus abrange todos os dentes e as regiões ósseas adjacentes, fornecendo uma imagem ampla e completa da boca. É a radiografia extrabucal mais indicada pelos profissionais da odontologia, pois envolve uma parcela de radiação muito pequena. 

É indicada para avaliação inicial da saúde bucal, avaliação do tratamento ortodôntico, análise do crescimento da arcada dentária de uma criança, avaliação da articulação da mandíbula, entre outros.  

​TELERRADIOGRAFIA LATERAL 

Esta técnica radiográfica é utilizada na hora de planejar o tratamento ortodôntico do paciente, pois através dela é possível avaliar o crescimento e o desenvolvimento da mandíbula e do maxilar em relação à base do crânio. É feita a partir de três projeções principais, dependendo da parte do rosto que será analisada. 

​TELERRADIOGRAFIA  FRONTAL

Já a Telerradiografia Frontal tem o objetivo de avaliar o crescimento lateral do crânio e avaliar se ele possui alguma anomalia de crescimento ou algum problema de simetria na mandíbula. A partir desta técnica é possível visualizar os seios frontais, seios etmoidais, seio esfenoidal, septo nasal e conchas nasais, além de partes do corpo da mandíbula.

OUTRAS TÉCNICAS EXISTENTES SÃO:

  • Towne
  • 45 Graus
  • Axial de Hirtz
  • P.A. de Mandíbula
  • Seios da Face (Waters)
  • Lateral de Mandíbula para Corpo
  • Lateral de Mandíbula para ângulo e Ramo

Nossas Unidades

A Radiodoc possui várias unidades espalhadas por São Paulo, buscando se manter cada vez mais próxima de você e realizar o melhor atendimento personalizado garantindo que seu sorriso seja nossa maior prioridade!

Entre em contato

Sempre estamos próximos de você para realizar o melhor atendimento e garantir que o seu sorriso é a nossa maior prioridade! Agende seu exame:

BLOG

Nos dias de hoje, informação é tudo que temos. Aqui é possível encontrar nossos artigos e retirar suas maiores dúvidas. Afinal, nós priorizamos o seu conhecimento e, claro, a sua saúde bucal!